Um pouco sobre Cloud Computing

No artigo que a equipe ONX Solutions escreveu sobre O que é Cloud Computing, falamos sobre o que é cloud e como funciona e neste artigos vamos mostrar duas pessoas importantes que tinham pontos de vista sobre um futuro de computadores em “Nuvem”.

John McCarthy

John McCarthy era um matématico e conhecido pelos estudos no campo da inteligência artificial e por ser o criador da linguagem de programação LISP. Recebeu o Premio Turing de 1972 e a Medalha Nacional de Ciencias dos Estados Unidos em 1991.

De fato em 1961 esse professor John McCarthy, um dos pioneiros da computação, anteviu que a computação seria algum dia organizada como um serviço de utilidade pública. Autores como Armbrust et al (2009) e Gandour (2008)  observaram que a disponibilidade de aplicações e serviços de Tecnologia da Informação  se aproxima a serviços como as redes de energia e de água, a partir do momento em que os recursos de TI passam a não ser mais um diferencial para as empresas e sim uma necessidade para que se equiparem com os seus demais concorrentes. esse termo é conhecido como SaaS

Joseph Carl Robnett Licklider

Joseph Carl Robnet Licklider,foi um psicólogo e cientista da computação estatundense e em 1962, Joseph Carl Robnett Licklider, do MIT, ele já falava sobre a criação de uma Rede Intergalática de Computadores.

O físico Joseph Carl Robnett Licklider entrou para a história ao ser um dos pioneiros da internet. Isso porque, ao fazer parte da ARPA (Advanced Research Projects Agency), sua missão era de encontrar outras utilidades para o computador que não fosse apenas a de ser uma “poderosa calculadora”.

Licklider acabou sendo um dos primeiros a entender que os computadores poderiam ser usados de maneira conectada, de forma a permitir comunicação de maneira global e, consequentemente, o compartilhamento de dados. Seu trabalho determinou a criação da Intergalactic Computer Network.

Conclusão

Embora possamos associar várias tecnologias, conceitos e pesquisadores ao assunto, ao juntarmos os trabalhos de John McCarthy e J.C.R. Licklider podemos ter uma grande ajuda na tarefa de compreender a origem e a evolução da cloud computing.

Etiquetas:

About: Bezaleel Ramos

Fundador da empresa Onx Solutions em Goiânia. Formado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Universidade Nove de Julho em São Paulo. Possui certificações LPIC-1,LPIC-2, ZABBIX Certified Specialist,Novell Certified Linux Administrator (CLA) e Linux Administrator for SUSE Linux Enterprise.