Tipos de instâncias na Amazon EC2

A AWS tem muitos serviços voltado para infraestrutura na forma de componentes básicos, na computação existe o Amazon Elastic Compute cloud conhecido como EC2, seus recursos fundamentais são:

  • Ambiente virtual conhecido como instâncias;
  • Modelos pré-configurados conhecido como AMI’s e integram os componentes que você precisa para o seu servidor;
  • Configuração de CPU, memória, armazenamento e capacidade de rede;

Tipos de instâncias na Amazon EC2

O EC2 oferece alguns tipos de intâncias otimizadas que se adequam a diferentes casos. São combinações de CPU, memória, armazenamento e capacidade de rede que oferece flexibilidade em uma escolha adequada para suas aplicações:

M4: O M4 é uma boa opção para diversas aplicações, pois oferece recursos equilibrados,memória e rede. Alguns casos de uso para o tipo M4 são pequeno e médio banco de dados, tarefas que exigem processamento e memória adicional, grupos de armazenamento em cache de servidores back-end’s para SAP,Sharepoint.

C4: O C4 é uma opção para processamentos com alto desempenho a um preço mais baixo disponivel no EC2.Frotas de front-ends e servidores web com alto desempenho, processamento em lote, analises distribuida, exibição de anúncios, codificação de video e processamento em lote são opções para utilização de uma C4.

R3: O R3 é otimizado para aplicações que exige muita memória e têm custo baixo por GiB. Por exemplo memória para banco de dados de alto desempenho, cache de memória distribuida e implementações maiores de SAP e Sharepoint.

T2: O T2 é um tipo de instância para uso geral, com desempenho moderado e capaciddade intermitência para o aumento de desempenho significativo, conforme a necessidade da carga de trabalho. Por exemplo servidores web, ambiente de desenvolvimento e pequenos bancos de dados.

G2: O G2 é um tipo para aplicações de computação de GPU, streaming de jogos, codificação de videos e aplicações 3D se adaptam a instância G2.

I2: O I2 é um tipo de instância de alta capacidade com utilização de discos SSD de alta velocidade e desempenho de E/S a um custo baixo. Por exemplo banco de dados NoSQL(Cassandra e MongoDB), banco de dados transacionais, armazém de dados, Hadoop e sistema de arquivo em cluster.

D2: O D2 fornece densidade alta de armazenamento e desempenho de leitura e gravação sequencial por instância e a menor relação por preço GB. Exemplos de utilização de um tipo D2 são Hadoop/MapReduce.

Conclusão:

A Amazon EC2 permite que você provisione diversos tipos de instâncias, cada tipo tem suas peculiaridades com combinações diferentes de CPU, memória, disco e rede.

Para que você possa aproveitar o que cada uma delas oferece, começe avaliando o desempenho do seus aplicativos e identificando suas necessidades e compare às familias das instâncias. Dimensione a carga de trabalho para que possa identificar o tamanho de instância que melhor se adapte a sua aplicação. Não há nada que substitua a medição do desempenho do seu aplicativo,pois esse desempenho pode ser afetado pela infraestrutura escolhida ou pelos limites do software e de arquitetura.

 

Fonte: Tipo de instância AWS

Etiquetas: , ,

About: Bezaleel Ramos

Fundador da empresa Onx Solutions em Goiânia. Formado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Universidade Nove de Julho em São Paulo. Possui certificações LPIC-1,LPIC-2, ZABBIX Certified Specialist,Novell Certified Linux Administrator (CLA) e Linux Administrator for SUSE Linux Enterprise.