O que é Dynatrace OneAgent?

O Dynatrace OneAgent é um coletor responsável por monitorar serviços em execução. Com apenas um único OneAgent o Dynatrace é capaz de ativar as coletas dos dados relevante em seu ambiente.

O Dynatrace OneAgent oferece métricas de desempenho, Business Perfomance, Front-End, Back-End, Cloud Computing, Rede, Processos em execução, Containers Docker, Kubernetes e muito mais

Como o OneAgent funciona

Logo após a instalação, o OneAgent inicia o processo de descoberta dos serviços que estão em execução no host, coletando as métricas do sistema operacional e as mais importantes são reportada para o Dynatrace Server.

Após detectar os processos em execução e em seguida separar as mais importantes. O Dynatrace OneAgent inicia a expansão da monitoração, mas de uma forma detalhada, disponibilizando métricas em tecnologias específicas (Java, Node.js, Net e outras), e ao mesmo tempo injetando nesses processos e monitorando seu desempenho.

Para fornecer o monitoramento real do usuário, o Dynatrace OneAgent insere tags JavaScript no código HTML das páginas processada no servidor. Assim que essas tags JavaScript são inseridas no HTML – junto com um módulo correspondente que é instalado automaticamente em seu servidor web. O Dynatrace OneAgent consegue monitorar o tempo de resposta, experiência de usuário, Browsers utilizados e mais.

Forma de comunicação do Dynatrace OneAgent e Server

A comunicação entre o Dynatrace OneAgent e o Dynatrace Server é feita somente em output, onde o Dynatrace Server nunca iniciará a comunicação com o OneAgent. Portanto, não ocorrerá a necessidade de abrir portas de input .Por fim, o Dynatrace fornece o Security Gateway, solução para facilitar a comunicação entre o Dynatrace Server e o OneAgent.

Fonte: What is OneAgent?
Fonte: Soluções de monitoração para Infraestrutura e APM

About: Bezaleel Ramos

Fundador da empresa Onx Solutions em Goiânia. Formado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Universidade Nove de Julho em São Paulo. Possui certificações LPIC-1,LPIC-2, ZABBIX Certified Specialist,Novell Certified Linux Administrator (CLA) e Linux Administrator for SUSE Linux Enterprise.