hacker

Funcionários podem tornar sua empresa vulnerável?

 

Na 18ª Edição anual da Pesquisa Global de Segurança da Informação,  feita pela PwC revelou crescimento de 274% em número de ataques cibernéticos no Brasil.

Sobre esta pesquisa o Programa Revista Brasil entrevistou sócio da empresa PWC, Edgar D’andrea. “Esta pesquisa revela o estado da segurança da cibernética em todo o mundo e o propósito é alertar as empresas e as pessoas de uma forma geral sobre os riscos cibernéticos”, esclarece.

Entenda

No blog do Kaspersky, foi feito uma análise e descobriram:

  • 46% dos incidentes no ano passado envolveram colaboradores que comprometeram suas empresas sem qualquer intenção.
  • Das empresas afetadas por softwares maliciosos, 53% disseram que a infecção poderia ter evitada se os funcionários tivessem mais atenção, enquanto 36% culpam engenharia social (alguém enganou os colaboradores intencionalmente);
  • Ataques envolvendo phishing e engenharia social foram bem sucedidos em 28% dos casos;
  • Em 40% dos casos, colaboradores tentaram esconder o incidente, amplificando os danos e comprometendo ainda mais a segurança da empresa;
  • Quase metade dos entrevistados preocupam-se com a possibilidade de seus funcionários revelarem informações corporativas por meio do dispositivo que levam para o escritório.

Como conscientizar seus funcionários

  1. Eduque e treine sua equipe

Educar os funcionários é um elemento essencial na estratégia de gerenciamento e proteção de dados de qualquer organização.

Esse treinamento é particularmente eficaz quando não envolve apenas ensinar aos funcionários o que eles devem fazer quando recebem e-mails de remetentes desconhecidos com anexos ou links suspeitos.

Mesmo que o sistema de segurança perimetral e a educação dos funcionários parem 99,7% dos ataques à empresa.

 2. Mantenha os sistemas operacionais atualizados

Crie politica de atualização nos sistema operacional, você pode fazer através do Windows Update no caso de Windows, atualização de pacotes Linux ou baixar as atualizações necessárias e instalar em seu computador.

É importante manter o sistema operacional atualizado, pois os patch que é disponibilizado vem com correções de vulnerabilidade encontrada e que precisam ser corrigidas..

Fonte: Kaspersky Blog Human factor weakest link

Etiquetas:

About: Bezaleel Ramos

Fundador da empresa Onx Solutions em Goiânia. Formado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Universidade Nove de Julho em São Paulo. Possui certificações LPIC-1,LPIC-2, ZABBIX Certified Specialist,Novell Certified Linux Administrator (CLA) e Linux Administrator for SUSE Linux Enterprise.