5 motivos para monitorar serviços de TI

Em primeiro lugar, pense em um cliente externo, aquele que usa Loja Virtual, Portal Web ou App Mobile para usuários finais. Em seguida, pense no cliente interno que usa aplicativo de contabilidade, CRM ou até mesmo link da Internet para navegar e gerenciar seus e-mails.

Todos esses serviços de negócios são gerenciados por servidores Web, Banco de Dados, Dispositivos de Rede, Hardware, enfim. São recursos de TI que dão suporte aos seus aplicativos de negócio, e portanto merecem maior atenção. Aqui estão 5 motivos para monitorá-los:

Detecção de Incidentes

Monitoramento de serviços, possibilita criar alertas automaticamente quando um dos itens monitorados tem um comportamento inesperado, assim iniciando um processo de resolução do incidente, por exemplo, você pode criar alertas quando um aplicativo web retorna um código de erro HTTP ou quando o tempo de resposta for alto.

Sem esse processo automatizado, você normalmente será notificado por reclamações vinda do cliente ou uma ligação do seu chefe e acreditamos que você não queira passar por esta situação.

Alinhamento ao ITIL

Considerado um conjunto de boas práticas para Gerenciamento de Serviços de TI. O ITIL possui uma seção de processos focada no Gerenciamento de Eventos, que é responsável por identificar e gerenciar eventos de importância de forma apropriada.

Um serviço de monitoramento mostrará esses eventos para sua equipe de suporte. Esses eventos podem ser tanto a aparência de incidente quanto a resolução.

Capacity Planning

Ao coletar dados de desempenho durante um período, você pode ter um planejamento dos seus recursos monitorados e se têm capacidade suficiente para atender a demanda.

Além disso, você pode obter uma visão de tendências que induzirão a pensar em aumentar recursos para que os serviços dos seus negócios possam operar de maneira otimizada nos próximos meses.

Acompanhamento de SLA

Serviços de TI podem estar vinculado à conformidade com um Acordo de Nível de Serviço( SLA). Garantindo que o serviço esteja operando dentro dos limites fornecidos na SLA.

Com monitoramento de TI, você obtêm relatórios de SLA semanais, mensais ou anuais para serviços comerciais e determinar se foi entregue dentro do prazo esperado.

Menos stress no seu dia a dia

O mais importante, quando você tem um serviço de monitoramento, sua equipe será a primeira a reconhecer o que está acontecendo e resolvê-lo rapidamente.

Desta forma, tanto os gerentes quanto os clientes ficarão felizes em saber que os incidentes foram resolvidos.

Conclusão

Nós utilizamos o Zabbix como plataforma base para a entrega de soluções de negócios para monitoramento de TI, fornecendo um dashboard amigável e intuitivo.

A importância do monitoramento de TI esta cada vez mais clara, algumas empresas ainda não contam com essa solução. Seu negócio já buscou alternativas para sanar essa falha?

Fundador da empresa Onx Solutions em Goiânia. Formado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Universidade Nove de Julho em São Paulo. Possui certificações LPIC-1,LPIC-2, ZABBIX Certified Specialist,Novell Certified Linux Administrator (CLA) e Linux Administrator for SUSE Linux Enterprise.